Saiba agora o que é nanotecnologia para você inovar mais e superar sua concorrência

Quem não ama tecnologia? A ideia de inovar produtos para criar mercados novos e superar a concorrência é tentadora, não é verdade?

No mundo dos negócios, a nanotecnologia mais do que nunca ocupa lugar de destaque. Antes restrita à Academia, ela avança em todo setor produtivo.

Por isso, hoje vou ajudar você a entender exatamente o que ela é e as diversas vantagens que, acredite, vão muito além da competitividade.

Afinal, o que é a nanotecnologia?

Para responder esta pergunta, vou dar um passo para trás e olhar com você de onde ela surgiu. Vamos lá?

Um pouco das origens

Muitas vezes sua origem é associada à palestra There’s Plenty of Room at the Bottom de Richard Feynman de 1959.

Apesar de explorar a possibilidade de manipular e controlar coisas em escala atômica, seu discurso tinha sido considerado especulativo.

Na época, era impensável compilar a enciclopédia britânica na cabeça de um alfinete [ideia que ele usou para discutir o tema].

Quem diria controlar o arranjo de átomos para escrever em dimensão tão pequena!

É verdade que Feynman semeou a nanotecnologia. Mas o termo só veio a ser cunhado em 1974, por Norio Tanaguchi.

E, pela primeira vez, Tanaguchi o usou ao descrever processos para separar, consolidar e deformar materiais átomo a átomo ou molécula a molécula.

Por isso, sua pesquisa é considerada importante. Um sinal claro da Academia que a nanotecnologia já não era mais uma especulação.

E não foi só em manipular e controlar coisas pequenas que os cientistas estavam de olho.

Os anos dourados

No amanhecer dos anos 1980, o microscópio de varredura por tunelamento, invenção de Gerd Binnig e Heinrich Rohrer, permitiu que uma pessoa enxergasse em escala atômica.

1985 viu o nascimento da buckyball, uma molécula de 60 átomos de carbono com forma de uma bola oca de futebol, descoberta por Harold Kroto, Richard Smalley e Robert Curl.

Esta descoberta, ainda que com pouco uso prático, abriu possibilidades nos anos seguintes e, por causa disso, é um marco na história da nanotecnologia.

O livro Engines of Creation nasceu em 1986, permitindo que Eric Drexler prevesse a era da “nanotecnologia molecular” — sobre a qual muitos futuristas ainda sonham hoje —, onde máquinas diminutas construiriam objetos átomo a átomo.

Alguns anos depois, Donald Eigler e Erhard Schweinzer escreveram o logo da IBM com 35 átomos individuais de xenônio. Clique aqui para ver uma foto do feito, tirada em 1990.

As sementes dos buckytubes, agora mais conhecidos como nanotubos, foram plantadas em 1985. Os nanotubos de carbono estrearam em 1991, com auxílio de Sumio Iijima.

E se tornaram o combustível que intensificou as pesquisas na área da nanotecnologia. A razão? Características únicas: 100 vezes mais fortes que o aço e com o sexto do seu peso.

10 anos mais tarde, em 2001, um time da IBM demonstrou o primeiro circuito lógico de nanotubos. O que abriria porta para computadores mais avançados.

Esta invenção é considerada um progresso significativo, pois era um sinal do mercado que nanotecnologia não era só curiosidade acadêmica, mas uma força definitiva na produção.

O cenário atual

A jornada da nanotecnologia começou como um sonho na década de 50. Parte dele tem sido realizado desde o fim dos anos 1990 com o surgimento de iniciativas diversas.

E todas chegam à mesma resposta: criar matérias-primas, átomo a átomo, com técnicas precisas para se obter características e funções únicas.

É neste aspecto de desenvolvimento que também está a resposta da importância da nanotecnologia atualmente.

Ela é uma ferramenta para sua marca contribuir com a sociedade e se tornar uma força para o bem e para o crescimento.

E isto não é apenas importante de um ponto de vista sentimental, social ou teórico.

Com esta explicação em mente, veja como ela pode transformar seu negócio.

Como a nanotecnologia pode te ajudar?

A nanotecnologia pode trazer muitos benefícios para empreendedores, empresas e marcas.

Continue comigo e aprenda agora quais são as vantagens principais!

Nanotecnologia muda as experiências

Antigamente bastava que uma empresa tivesse propagandas e produtos bons para atrair várias pessoas.

Hoje em dia, isso não é suficiente para fidelizar clientes. O consumidor do momento é consciente!

Assim, ao desenvolver, continuamente, produtos únicos que ajudam as pessoas e conferem experiências melhores, a sua chance de se destacar da concorrência aumenta.

Para entender isso melhor, imagine que sua empresa é especialista em fabricar autopeças.

Ao entregar um pára-choque — fabricado com materiais mais resistentes, sustentáveis e ultraleves — que proporciona mais segurança, menor gasto com combustível e, ainda, reduz a nossa pegada de carbono, quais são as oportunidades que você cria?

É claro que você já entendeu que abraçar uma causa é sensacional!

E você conseguiu perceber o motivo por trás de sua resposta?

Te dou uma mão: usar a nanotecnologia permite que você transforme continuamente a vida das pessoas.

Em vista disso, fica claro por que a marca que investe nesta área cria oportunidades e supera sua concorrência: ela inova, constantemente, para mudar a sociedade.

Nanotecnologia cria mercados novos

Você acredita que sua marca está pronta para crescer?

Neste sentido, a nanotecnologia pode te ajudar a diversificar e ampliar os produtos de sua empresa.

Antes de aumentar o mix de produtos, olhe para os seus dados e verifique o que você pode oferecer às pessoas [e que tenha a ver com sua marca, claro].

Lembra de como falei que uma fabricante de autopeças criaria produtos mais seguros, capazes de reduzir o consumo de combustível e, ainda, mais eco-amigáveis?

Aqui pode entrar em cena um acessório novo.

Pense agora que essa matéria-prima que aumentou a rigidez da peça e garantiu leveza pudesse também ser usada como isolante de som na cobertura do motor do seu carro.

Sendo assim, a nanotecnologia torna fácil para você inovar e investir em aplicações que não têm sido focadas por sua concorrência.

Nanotecnologia ajuda a vender mais

Os dois tópicos acima (mudar experiências e criar mercados) estão diretamente ligados a uma das maiores vantagens que a nanotecnologia pode trazer.

E para quê tudo isso? Ora, para vender mais.

Sobretudo em uma economia hipercompetitiva, usar a nanotecnologia pode ser a estratégia ideal para você alcançar resultados melhores.

Acrescento que integrá-la ao seu negócio pode dar mais trabalho do que você gostaria.

Mas vou ser franco: trabalhar ativamente para inovar seus produtos te ajudará a trazer para o mercado boas novidades e, de quebra, expandir a audiência da sua empresa.

Agora que você sabe o que é a nanotecnologia, você poderá trazê-la para a realidade do seu negócio e expandir ainda mais mercado, não é mesmo?

Deixe sua opinião sobre o assunto e compartilhe este post em suas redes sociais e o indique para seus amigos empreendedores que se identificam com o tema.

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Sobre o Autor: Sou Cientista de Materiais e criador do NanoBlog. Te ajudo a inovar produtos com transformação estratégica de matérias-primas em soluções para mobilidade sustentável. Criei o NanoBlog com a missão de ajudar a transformar continuamente a vida das pessoas por meio da Nanotecnologia. Eu acredito que Nanotecnologia não é somente sobre criar produtos, mas também sobre mudar a vida das pessoas. E que criar produtos sustentáveis é a melhor forma de melhorar a qualidade de vida e ambiental. Conte comigo para desenvolver produtos e estimular negócios com as Pequenas Dimensões que geram Grandes Inovações!